domingo, 20 de março de 2011

Paramentos Litúrgicos - 3ª parte - O Cíngulo

O cíngulo conta, na atualidade, de um cordão de cerca de 4 metros com dois pompons nas pontas com franjas. O cíngulo segue a cor do tempo, podendo ser branco, roxo, rosa, preto, vermelho, verde ou de cor festiva (dourado). Entretanto, como os demais paramentos usa-se o branco na falta da cor específica.
O cíngulo possui decoração austera que pode constar de fios dourados ou prateados unidos à cor do cíngulo, sem pedras ou ornamentos maiores.
Usam o cíngulo todos os ministros que portam a alva. Nesses se incluem os acólitos, os leitores instituídos e todos os clérigos. O cíngulo é posto sempre sobre a alva, amarrado a cintura. Se se usa estola, esta fica, tradicionalmente, presa ao cíngulo.

Fotos do Cígulo

O Papa Bento XVI durante a adoração da Santa Cruz na Sexta-feira Santa, uso do cíngulo vermelho, cor da celebração.


3 comentários:

Unknown disse...

Dúvida: o cíngulo é só uma espécie de cinto ou também tem um significado especial como os outros?

Ligianne disse...

Finalmente consegui fazer o login.
Dúvida: o cíngulo é só uma espécie de cinto ou também tem um significado especial?

Movimento da Transfiguração disse...

Pode-se estabelecer uma relação com a escritura do Antigo Testamento, na qual Deus ordena que os Hebreus comam a Páscoa cingidos (cíngulo) e com o manto (casula). Entretanto a relação que a tradição cristã mais bem aplicou ao cíngulo foi a sua relação com a castidade e a pureza de espírito, como ressalta a oração para usa-lo.