A missa da solenidade de Pentecostes (próximo domingo) tem, na liturgia da palavra, leituras que marcam duas formas de ver o evento da vinda do Espírito Santo: na primeira leitura (At 2), a narração do Pentecostes nos Atos do Apóstolos, escrito por Lucas e que chamamos Pentecostes Lucano. Esta narração é a mais popularmente conhecida.
A segunda forma de ver o evento de Pentecostes é da forma como ele é narrado pelo evangelista João. Este será o evangelho da solenidade de Pentecostes (Jo 20), que comentaremos nesta postagem.
Neste evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, sopra sobre os discípulos e diz: “recebei o Espírito Santo.” Isto nos faz lembrar o momento da criação do homem, no livro do Gêneses, quando Deus sopra nas narinas do homem feito do barro e ele torna-se um ser vivente.
Isso nos faz perceber que a ênfase que João dá ao Pentecostes é que atraves dele o homem é recriado, pelo poder do Espírito Santo, nos fazemos homens e mulheres novas. Existe, assim, uma maior ligação entre a ação do Espírito e o processo de conversão da pessoa.
Peçamos que esse Pentecostes nos renove interiormente,.fazendo-nos cada vez mais íntimos de Deus e dóceis à Sua vontade.
Postagem que podem lhe interessar:
Os Dons do Espírito Santo - dom do Temor de Deus
Os Dons do Espírito Santo - dom da Piedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário