segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atentado à Igreja Católica no Iraque

   
      Segue abaixo notícias de um atentado contra uma Igreja Católica no Iraque, pela agência de notícias ZENIT. Esta notícia nos deve nos unir em oração pela Igreja que sofre muito no Iraque, e em toda a região do Oriente Médio. Lembremos que, a poucos dias, encerrou-se o sínodo para a Igreja no oriente médio, em Roma, onde foi refletido, juntamente com o Papa Bento XVI, sobre a situação dos cristãos nesta região.

      "CIDADE DO VATICANO, domingo, 31 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – Concluiu com a morte de ao menos sete sequestrados a libertação da catedral católica síria de Bagdá, que tinha sido tomada este domingo por um comando terrorista.
Na ação de resgate, em que participaram forças de segurança norte-americanas e iraquianas, morreram também os sequestradores (entre quatro e sete, segundo diferentes fontes), assim como vários iraquianos que participaram da libertação. No encerramento desta edição, os números ainda não eram oficiais.
Entre os falecidos, além de uma menina, encontram-se dois sacerdotes, os padres Thair Sad-alla Abd-al e Waseem Sabeeh Al-Kas Butrous, segundo confirmou o serviço de informação católico Baghdadhope.
As primeiras informações falam de 30 feridos. Confirmou-se que entre os falecidos na catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há uma menina.
O arcebispo católico sírio de Mosul, Dom Georges Casmoussa, disse que os terroristas faziam parte da organização Estado Islâmico do Iraque, que pediam a libertação de alguns de seus companheiros detidos em prisões do Iraque e do Egito.
Dom Shlemon Warduni, bispo auxiliar do patriarcado caldeu de Bagdá, reconheceu que “se trata de uma grande catástrofe”.
O padre Federico Lombardi, S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, declarou que o Vaticano acompanhava muito de perto a evolução da situação".

Nenhum comentário: