sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini


      O Papa Bento XVI lança mais uma exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini. Ela é fruto do Sínodo sobre a Palavra de Deus no ano de 2008, onde os Bispos refletiram sobre a Palavra de Deus na Igreja e apresentaram suas sugestões ao santo Padre. Após dois anos ele apresenta à Igreja este novo documento.
      Este documento é de suma importância para nós que fazemos parte de um movimento baseado na leitura orante da Palavra de Deus, especialmente, através da Lection Divina, método bastante citado neste documento, como vemos abaixo:
      "Nos documentos que prepararam e acompanharam o Sínodo, falou-se dos vários métodos para se abeirar, com fruto e na fé, das Sagradas Escrituras. Todavia prestou-se maior atenção à lectio divina, que é verdadeiramente capaz não só de desvendar ao fiel o tesouro da Palavra de Deus, mas também de criar o encontro com Cristo, Palavra divina viva'." (87)
      No documento é abordada a importância da Palavra de Deus nos diversos aspectos da Igreja, como: a liturgia, homilia, pastoral e a vida do povo de Deus. Em outros momentos teremos a oportunidade de aprofundar mais este documento.

Nenhum comentário: