sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bispo consagrado na China ilicitamente


     O governo Chinês, na sua política de querer dominar todas as religiões, consagrou um bispo sem autorização da Santa Sé gerando sérios protestos do Vaticano. A situação da Igreja na China é bastante peculiar, como já postamos anteriormente (clique aqui para entender o histórico deste problema).
       Além disso, obrigou 8 bispos legítimos, ou seja, em comunhão com a Igreja de Roma e com o Papa, a participarem da cerimônia de ordenação. Tudo isso, não obstante os prévios protestos da Santa Sé. Esta é uma postura comum do governo chinês nos últimos anos. O Vaticano tem buscado ter um canal de diálogo, para que os Bispos sejam ordenados de comum acordo entre o governo chinês e a Santa Sé.
     O Código de Direito Canônico se expressa sobre esta situação, dizendo: "o bispo que confere a alguém a consagração episcopal sem mandato pontifício, assim como o que recebe a consagração, incorre em excomunhão latae sententiae, reservada à Sé Apostólica".
       Com este gesto de  rompimento do diálogo do governo chinês, podemos perceber a dura realidade do povo chinês em uma questão básica da vida humana que é a liberdade religiosa.Todo o progresso que encanta o mundo é baseado em um sistema político de opressão.
       Rezemos pela Igreja na China para que ela tenha forças e sabedoria para passar por mais esta situação de sofrimento e perseguição. 

Nenhum comentário: