terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bispos anglicanos retornam a Igreja Católica


     No último dia 08 de novembro, cinco bispos que faziam parte da Igreja Anglicana, na Inglaterra, pediram desligamento da mesma para ingressar na Igreja Católica. No mês passado, o bispo anglicano John Broadhurst, de Fulham, já havia anunciado a mesma decisão.
     Entre os bispos anglicanos do Reino Unido que anunciaram sua renúncia, encontram-se: Andrew Burnham, bispo de Ebbsfleet, Keith Newton, bispo de Richborough e John Broadhurst, bispo de Fulham.
Este retorno esta acontecendo devido a constituição apostólica Anglicanorum Coetibus, publicada há um ano pelo Papa Bento XVI, dando a possibilidade da criação de ordinariatos pessoais: estruturas semelhantes às dioceses, através dos quais sacerdotes e leigos vindos do anglicanismo podem ser membros da Igreja Católica, guardando seu patrimônio religioso e assumindo plenamente o catecismo católico e a submissão ao Papa.
     Muitos outros bispos e comunidades anglicanas, em vários outros países, já demonstraram o seu interesse em realizar o mesmo processo. O motivo maior para esse processo é que os anglicanos aceitaram a ordenação de mulheres para o episcopado, o que a ala mais tradicional não aceita e, por isso, têm vindo em grandes grupos para Igreja Católica.
       Este movimento mostra o quanto as atitudes firmes da Igreja são, cada vez mais, um porto seguro para outros grupos religiosos, que levam a sério o seu caminho e suas tradições. Outra realidade que está cada vez mais próxima da Igreja Católica são os Ortodoxos, especialmente após a eleição do Papa Bento XVI, que é considerado pelos Ortodoxos um grande teólogo  e de profunda espiritualidade.

Um comentário:

Kelly Cristina Costa disse...

É muito bom ver os católicos voltando a sua casa!